PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

sábado, 9 de junho de 2012

Saúde o que é isto? INTERDISCIPLINARIDADE EM MOVIMENTO


INTERDISCIPLINARIDADE EM MOVIMENTO/AULA-FORA


SAÚDE - O QUE E ISTO?
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 

1. Descrição do projeto
1.1 Nome. Saúde – O que é isso?
1.2 Responsáveis. Carolina Figueiredo, Eleuza Ribeiro e Sandra Paiva.
1.3 Locais de realização. Escola de educação infantil e estudo do meio no Parque Zilda Natel e Feira livre.
1.4 Público. Meninos e meninas entre 4 a 6 anos de escolas públicas ou privadas.
1.5 Capacidade de atendimento. Grupo com 35 crianças.
1.6 Tempo de duração. 1 semestre, 16 semanas.
1.7 Materiais para pesquisa. Observação dos espaços, mídia impressa e eletrônica, entrevistas, sucata, alimentos, embalagens.
1.8 Recursos necessários. Ônibus para transporte dos alunos ao Parque Zilda Natel, câmera fotográfica digital, gravador de voz digital (tipo mp3 ou mp4), filmadora digital, computador, revistas e livros, impressora, materiais de arte, utensílios de cozinha e ingredientes para o preparo de receitas.
1.9 Recursos humanos. Um professor e dois auxiliares.
1.10 Produto final
1. Painel de fotos, desenhos e colagens de jogos e esportes.
2. Painel de receitas com fotos e desenhos.
3. Painel de embalagens de alimentos.
4. Produção de alimentos e lanche comunitário.
5. Maquete.
6. Exposição das produções
7. Gincana de jogos cooperativos.
1.11 Situação do projeto. Novo.

2. Justificativa.

Crianças entre os 4 e 6 anos estão em um momento do desenvolvimento em que o movimento e a expressão de diferentes linguagens são espontâneos, o contato com diferentes contextos sociais está começando, e a autonomia e independência são pontos a serem constantemente trabalhados.
Ainda assim, nas escolas, a prática corrente tenta domar o movimento, valorizar apenas uma forma de linguagem e tornar os alunos obedientes.
Tentando proporcionar uma forma lúdica e interdisciplinar de conhecer o mundo e exercitar a autonomia, foi feita a elaboração do projeto, contemplando em seu tema, sub temas e etapas o estimulo para a formação do individuo íntegro, crítico e autônomo.


3. Objetivos gerais

Conteúdos Conceituais. 
Conceito de Pesquisa, Conceito de Entrevista, Conceito de Saúde, Conceito de Higiene, Conceito de Equipamentos de proteção, Conceito de Tipos de esportes, Conceito de Jogos Cooperativos, Conceito de Maquete, Conceito de Espaços públicos, Conceito de Organização, Conceito de Classificações, Conceito de Noções de tamanho, Conceito de Senso estético, Conceito de Interação social, Conceito de Diversidade textual, Conceito de Identidade.

Conteúdos Procedimentais.
Procedimentos de Pesquisa, Procedimentos de entrevista, Procedimentos de coleta e análise de dados, Procedimentos de uso de diferentes ferramentas de registro, Procedimentos de confecção de materiais a partir de recicláveis, Procedimentos de preparo de alimentos a partir de receita culinária, Procedimentos de fazer uma lista, Procedimentos de fazer etiqueta de identificação, Procedimentos de organizar um passeio, Procedimentos de organizar uma exposição.

Conteúdos Atitudinais.
Desenvolver senso de grupo, de organização, de respeito aos colegas, ouvir a opinião do outro, dar sua opinião, ter cuidado com os materiais usados, respeitar a opinião da maioria, tomar decisões em grupo.

4. Objetivos específicos

Conteúdos e áreas do conhecimento segundo PCN’ s

Volume 2

Formaçao Pessoal e Social
Identidade e Autonomia. Nome, Imagem, Independência e autonomia, Respeito à diversidade, Identidade de gênero, Interação, Jogos e brincadeiras, Cuidados pessoais.

Volume 3

Conhecimento de Mundo
Movimento. Expressividade, Equilíbrio e coordenação.
Artes visuais. Fazer artístico, Apreciação em artes visuais.
Linguagem oral e escrita. Falar e escutar, Praticas de leitura, Praticas de escrita.
Natureza e sociedade. Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar, Os lugares e suas paisagens, Objetos e processos de transformação.
Matemática. Contagem, Grandezas e medidas, Espaço e forma.


Fonte: interdisciplinaridadeemmovimento.blogspot.com/.../projeto-interdisci...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário aqui: