PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

Projeto Pintores


 Projeto pintores
TEMA:
“SOMOS TODOS ARTISTAS”



DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Educação Artística, História e Geografia

FAIXA ETÁRIA:
5 a 10 anos

ESTÁGIOS:
Infantil I, Infantil II, Fundamental I do 1º ao 5º Ciclo

TEMPO DE DURAÇÃO:
O ano todo

JUSTIFICATIVA
 “Quero conhecer para melhor sentir e sentir para melhor conhecer” (Cézanne)

A Arte ao contrário do que muita gente pensa, é antes de tudo questão de trabalho. É claro que a inspiração, o que poderíamos chamar de “imaginação”, também é muito importante. Com a imaginação a criança se diverte construindo mundos cheios de obstáculos que, à medida que são superados, trazem mais segurança.
A expressão artística é natural no ser humano e é precisamente na infância que se manifesta com mais liberdade e naturalidade. Para variar, são os adultos “medrosos” que bloqueiam essas iniciativas.
A arte também é comunicação, se permitirmos a criança expressar-se através da arte, com materiais que forem necessários, inclusive seu próprio corpo, estará lhe dando um novo espaço para se comunicar. Nesse espaço ela recorrerá a uma linguagem própria e caberá a nós compreendê-la.
Assim, a expressão artística é parte importante da formação da criança, já que a conduz ao desenvolvimento intelectual, emocional, manual e físico, ajudando-a em sua transformação em ser humano integral e integrador, além de incentivar o hábito de apreciação cultural e artística. Considerando que a “arte” possui diversas linguagens, ressaltamos que ela é a maior fonte de comunicação e expressão que une povos e culturas.

OBJETIVOS:
     *   Desenvolver o espírito de colaboração e respeito mútuo através de trabalhos em equipe;
*      Estimular a imaginação criadora por meio da leitura das obras de arte;
*    Ampliar a expressão gráfica, seu conhecimento do mundo e de si mesmo através da releitura das obras;
*  Observar as obras de arte dos artistas plásticos Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Joan Miro, Candido Portinari, Romero Brito, Djanira Motta, Alfredo Volpi, Van Gogh entre outros para compreender a arte como um fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas;
*      Visita à exposição de Artistas, para apreciar as obras originais;
*  Desenvolver a imaginação criadora, por meio da leitura da obra de arte escolhida, sabendo a história da obra;
*      Enriquecer a construção de formas visuais através da observação das obras de arte;
*      Identificar e compreender a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo aspectos do processo percorrido.


PRODUTO FINAL
          Fazer um apanhado geral dos pintores estudados e organizar uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos.
Exposição das produções das crianças feitas ao longo do ano dos diversos pintores na Mostra Cultural de Encerramento de Projeto.
  
CONTEÚDOS

CONCEITUAIS
*      Vida e obra dos pintores
*      Leitura de diversas obras de arte
*      Cores e formas
*      Mistura de cores

PROCEDIMENTAIS
*      Pesquisa com a família
*      Leitura de diversas manifestações artísticas
*      Releitura de algumas obras
*    Coleta de dados e organização dos mesmos para a reescrita da biografia dos pintores
*  Interagir com os materiais selecionados, instrumentos e procedimentos variados em arte, para utilizá-los como meios de expressão artística.
*    Realizar rodas de4 apreciação das obras produzidas pelos alunos.

ATITUDINAIS

*      Valorizar o trabalho dos pintores bem como das pessoas que se ocupam do cuidado dessas obras.
*      Desenvolver o gosto pela apreciação de obras, pela pintura e pelo desenho.
*      Respeito pelo trabalho dos colegas, bem como pelo seu próprio trabalho através de apreciações em grupo.
  
ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS

Tarefas do professor
*      Organizar os conteúdos
*      Preparar as atividades e aulas com antecedência
*      Pesquisar diferentes materiais para apresentar aos alunos
*      Selecionar as obras que serão reproduzidas
*      Pedir aos pais materiais que possuam sobre o assunto
*      Direcionar as atividades e orientar quanto a escrita de textos coletivos
*      Oferecer diferentes materiais e papéis para que possam sentir e explorar todo tipo de recurso

Tarefas do aluno

*      Ouvir com atenção
*      Participar das atividades propostas
*      Fazer a releitura das obras de arte e criar suas próprias obras
*      Utilizar os materiais oferecidos corretamente da maneira proposta pelo professor
*      Ajudar na reescrita da vida dos pintores


AVALIAÇÃO

            Através da participação dos alunos, da percepção quanto a importância dessas obras e da percepção e respeito desenvolvido ao próximo no desenvolvimento do projeto.


ETAPAS

* Coletar dados contextualizando os educandos sobre a vida do artista, utilizando diversas fontes de pesquisa
*    Explicar o que estes artistas trabalhavam, seguindo uma seqüência e trabalhando um de cada vez descrevendo qual era a maneira de cada um se expressar, o que gostavam mais de pintar, suas preferências, etc
*      Apresentação das obras dos pintores
*      Construir um texto coletivo da biografia de cada pintor
*      Escolher algumas obras de arte que serão reproduzidas pelas crianças
Fazer a releitura das obras em cartolina ou papel cartão. Seguem alguns temas:
*  Pablo Picasso: Mulher adormecida com persianas, O Sonho, Busto de Homem, Busto de Mulher, Prato (de cerâmica), Mulher que chora
*      Tarsila do Amaral: Abaporu, Antropofagia, Cuca, Sol Poente, O Ovo, Os Operários
*      Joan Miró: Azul II, Figuras Invertidas, Jornal e Arabisco
*   Alfredo Volpi: Sem título (década de 50) ‘fundo azul com 3 portas e bandeirinhas brancas e vermelhas’, Xadrez branco e vermelho, Bandeirinhas, Sem Título (meados da década de 50) ‘várias casas enfileiradas’
*      Candido Portinari: Marias, Mestiço, Ronda Infantil, Futebol
*      Djanira da Motta: Roda II, Anjo tocando violino, Paisagem do Sítio
*      Van Gogh: Noite estrelada, Os Girassóis, Auto Retrato
Através da releitura das obras, realizar algumas técnicas de pintura:
*    A classe irá escolher uma das obras do artista e dividi-la em vários quadradinhos, onde cada dupla fará um pedaço da obra, posteriormente montar as peças. Interagir com o quebra-cabeça da obra de arte
*      Reproduzir com massinha e colar em papel cartão
*      Reproduzir com guache, cola colorida, massinha, recorte e colagem
*      Dada metade da obra, desenhar a outra metade.
*      Desenhar com interferências. Exemplo: na obra Abaporu (Tarsila) carimbar a mão da criança na folha e ela completa o desenho, na obra de Volpi, desenhar uma bandeirinha e eles completam o quadro, etc.
*      Recortar figuras de revistas para confeccionar a obra. Exemplo: nas obras em Futebol (Portinari).
*   Fazer a releitura da obra de Volpi (casinhas ou casario de Santos) primeiro com brinquedo “Pequeno Construtor” – figura tridimensional, e a partir dele reproduzir na folha.

MATERIAIS UTILIZADOS

*      Papéis: cartão, cartolina, camurça, espelho, etc
*      Lápis preto
*      Lápis de cor, giz de cera
*      Tintas diversas: guache, cola colorida, nanquim
*      Acessórios: pintura a dedo, com pincel, com broxinha, com rolinho
*      Jornal, revista
*      Massinha de modelar
*      Tesoura, cola

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS:

*   Mestres das Artes - Pablo Picasso. Editora Moderna
*   CRIANÇAS FAMOSAS: Picasso
*   Os grandes artistas modernos – Coleção (Picasso, Miró, Van Gogh)
*    Picasso (Joseph Palau i Fabre)
*   Brincando com Arte – Candido Portinari (Angélica Policeno Fabbri). Editora Noovha América
* Mestres das Artes no Brasil – Candido Portinari (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora Moderna
*   Brincando com Arte – Djanira (Jefferson Galdino). Editora Noovha América
*   Contando a arte de Djanira (Gesiel Junior). Editora Noovha América
*   Mestres das Artes no Brasil – Alfredo Volpi (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora Moderna
*  Mestres das Artes no Brasil – Tarsila do Amaral (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora Moderna
*    Impressionistas - Van Gogh. Editora Globo
*    Sites:
 www.pitoresco.com.br;  www.historiadaarte.com.brwww.pinturabrasileira.com; www.artbr.com.br

Um comentário:

Deixe-nos seu comentário aqui: