PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PROJETO DE TRANSITO

PROJETO
DE
TRANSITO






OBJETIVOS

DESCRIÇÃO E MATERIAS

MATERIAIS RECURSOS DIDÁTICOS

AÇÃO PEDAGÓGICA, DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES
1.Conhecer a história da cidade.

2. Identificar, na evolução da cidade, as ações que geraram modificações no espaço urbano e na organização da circulação. 

"Aprendendo a cidade" –  resgate da história da cidade por meio de pesquisa e produções individuais e coletivas . (Português, Historia, Geografia)

·         Revistas;
·         Jornais;
·         Livros (história de Campinas, história do automóvel etc.);
·         Fotos atuais e antigas;
·         Tesouras;
·         Cola;
·         Cartolina ou papel pardo;
·         Sulfite;
·         Entrevista com moradores antigos (preparada previamente com os alunos para que o objetivo seja realmente atingido);
·         Pesquisa em jornais, revistas, livros e vídeos sobre a circulação de pessoas e mercadorias em diferentes espaços e tempos (identificação e comparação de imagens - velho e o novo, as transformações, a preservação ou destruição dos espaços públicos) - iniciação da construção da cidadania por meio da reflexão sobre as responsabilidade dos dirigentes e da população em cada momento histórico da organização das cidades - significado da circulação com qualidade de vida.
·         Exploração da evolução das cidades e dos meios de transportes em função da circulação das pessoas na busca do atendimento de suas necessidades (alimentação, trabalho, moradia, lazer, enfim sobrevivência) – desenvolvimento e tecnologia.
·         Montagem de painéis ou de um livro de texto e imagens com o resultado das pesquisas e a produção dos alunos.
3. Reconhecer os agentes da circulação (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros) e a responsabilidade de cada um na divisão e na organização do espaço viário .
4. Analisar o porque da escolha  por uma determinada modalidade de circulação e a conseqüência da escolha para si, para a cidade e a coletividade
 De que forma eu vou?
Porque eu circulo assim?
(História, Geografia, Português, Matemática).

·         Sulfite;
·         Caneta;
·         Lápis;
·         Cartolina;
·         Passeios com diferentes meios de locomoção e diferentes trajetos: a pé, de carro, de bicicleta, de ônibus
·         Realização de pesquisa (cinco ou seis familiares ou vizinhos de cada aluno) por meio das seguintes perguntas: Quantas viagens você faz por dia?; Qual a sua forma de locomoção?; Quais são os motivos das suas viagens?
·         Tabulação os dados gerando gráficos e relatórios apontando o número total de viagens em cada papel, quantas pessoas são movidas pela necessidade de trabalho, quantas pela escola, quantas pelo lazer etc.
·         A realização de atividades em que os alunos possam experimentar diferentes formas de locomoção devem estar embasadas em questões tais como:
Quais as diferenças e semelhanças entre os trajetos e as formas de circulação?
Quais os aspectos positivos e negativos?
Quais trajetos melhoram ou pioram minha segurança?
Quais possibilitam mais ou menos contato social?
Porque temos determinadas formas de circulação?
5-Conhecer os meios de transporte e locomoção suas diferenças, semelhanças, potenciais e simbologia.

No mar, na terra, no ar.
De que forma eu posso circular?
(História, Geografia, Português, Física, Química, Biologia, Matemática)
·         Sucatas devidamente selecionadas;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Livros;
·         Enciclopédias;
·         Revistas;
·         Cartolina;
·         Tinta guache;
·         Variados papéis;
·         Pesquisas em livros, revistas, enciclopédias, os diferentes meios de transporte, montar um quadro destacando sua utilidade e sua classificação (aéreo, ferroviário, marítimo/fluvial, viário).
·         Exploração junto com os alunos quais dos meios de transportes que eles utilizam em seus deslocamentos, em qual classificação e características se encontram e aqueles aos quais não tem acesso.
·         Confecção dos diferentes meios de transportes com sucatas, isopor, cartolinas, dobraduras.
·         Montagem de uma exposição na escola.
·         Reflexão sobre como seria a circulação se outro meio de transporte fosse predominante ou se houvesse maior equilíbrio entre as modalidades.






·        

6. Compreender  as relações sociais na circulação identificando direitos e deveres em cada papel.
Assumir atitudes cidadãs na circulação, moldadas pela ética, pela solidariedade e pelo respeito.


Regras de Circulação - Porque elas existem?
Compreender que as regras de circulação e o entendimento de sua funcionalidade estão implícitas no exercício da cidadania na circulação.
(Português, Cidadania, Ética)


·         Apostilas (pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas e passageiros);
·         Mapa do entorno da escola já identificados os trajetos de cada aluno.
·        
·         Estudo sobre as regras de circulação e conduta em cada papel assumido na circulação com maior foco para os papéis que a criança e o adolescente podem assumir. Utilizando a situação vivenciada pelos alunos, já explorada no mapa para propor ações que eliminem ou minimizem riscos em seus trajetos. Discussão da questão da divisão do espaço viário uma vez que há um conflito e uma disputa verificada por pessoas em diferentes papéis e, portanto em diferentes condições. Apontando os direitos e deveres de cada um definir com clareza qual o papel de cada cidadão na busca de uma circulação  livre de tantos conflitos.

7.Conhecer e interpretar as sinalizações básicas, a infra-estrutura e a organização do sistema de trânsito tornando essas informações funcionais e significativas na conquista de maior segurança no seu dia a dia.



Observando o espaço à minha volta.
 (calçada, via urbana, via rural, vias e áreas de pedestres, canaleta, praça, estacionamento, acostamento, ferrovia, hidrovia, ciclovia, ciclofaixa, bicicletário, ponto de parada, ponto de taxi, ponto de carga e descarga, estação ferroviária, estação rodoviária, cruzamento, estrada, viaduto, canteiro central e outros)
(História, Geografia, Português)




·         Papel;
·         Lápis;
·         Caneta;
·         Apostilas (leis para pedestres e ciclistas, sinalizações de Trânsito);
·         Entrevista com um Fiscal de Trânsito.
·        



·         Realização de passeios no entorno da escola com o objetivo de observar e registrar as sinalizações existentes e suas localizações. Registro do comportamento das pessoas diante das sinalizações e das situações de risco observadas.
·         As diferentes infra-estruturas devem ser observadas, registradas e refletidas por intermédio de ações concretas, valores e conhecimentos relativos a cidadania na circulação, que o aluno possa treinar o olhar para aprender a paisagem urbana.






8. Adotar novos comportamentos que eliminem ou minimizem os risco enfrentados diariamente de maneira saudável e consciente.




Vamos multiplicar a Segurança na circulação?. (Português, Cidadania, Ética)


·         Papel;
·         Lápis;
·         Caneta;
·         Cartolinas ou papel pardo;
·         Definição de ações a serem adotadas para eliminar ou minimizar os riscos construindo um material que deva ser trabalhado com o envolvimento dos pais, por exemplo: fazer uma relação de comportamentos ou situações que devem ser modificados no trajeto de cada aluno, apontando sua responsabilidade ou a dos adultos ou responsáveis envolvidos. Solicitar que cada um leia e criar um pacto de mudança onde a criança será o agente fiscalizador.



9. Multiplicar as informações e resultados na vida da comunidade escolar.

Cidadania em Trânsito: desenvolvimento de trabalhos que expressem os resultados e sugestões (histórias em quadrinhos, maquetes, livros de histórias, modelos de folhetos, sugestões de campanhas etc.)
(História, Português)




·         Selecionados conforme a atividade definida.



Realização de ações concretas na comunidade que identifiquem o exercício  da cidadania na circulação.




10. Definir a circulação desejada para o pedestre e usuário dos  transportes coletivos.

Produção de um documento que represente as características da circulação ideal, a qualidade de vida, equidade e preservação das relações sociais.
(História, Português, Cidadania, Ética)


·         Aqueles que o educador eleger como melhor meio de apresentar as idéias.


A definição de circulação ideal deve ser construído desde a 1ª etapa do trabalho e para que tenha real impacto sobre o exercício da cidadania o aluno deve ser conduzido para que construa ações possíveis de serem colocadas em prática e experimentadas. 



BIBLIOGRAFIA:

Código de Trânsito Brasileiro - Lei Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

Ribeiro, Luiz Artur Montes - Manual de Educação para o Trânsito / Editora Juruá / 2ª edição / Curitiba  Paraná - 1998.

Parâmetros Curriculares para Educação Infantil - MEC.

Parâmetros Curriculares para o ensino Fundamental - MEC.

Educação de Trânsito - Manual do Professor / CETE -CETET.

Vasconcellos, Eduardo A. 1952 - O que é Trânsito - São Paulo Brasiliense, 1998 - (Coleções Primeiros Passos; 162).

Manual de Educação para Trânsito / Organização e Coordenação Miguel Ramires Sosa. Brasília: ABETRAN, 1995.








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