PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

Pensa que acabou?


CONSTRUTIVISMO E COMPRENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ESCRITA
Hipóteses da criança sobre a linguagem escrita:
Nome: Criança 
Idade: 3 a 4 anos
Sondagem sobre a leitura
1- Leitura de Palavras:
- Apresentado os cartões, foi solicitado que ela separasse os que servem para ler dos que não servem
Dos que não podem ser lidos separou apenas a palavra panelinha que está escrita em letra cursiva, ao ser questionada informou que não identifica nenhuma letra nele.
Conhece bem a letra A pelo nome e pela forma de como se apresenta em letra de maiúscula. Conforme seguiu identificando os cartões da seguinte maneira:
AAAAAA  - informou que é o A
PÉ – informou que é I,O,U
21598 – informou que é E,I,O,U
A fig. do cachorro – identificou como sendo um cavalo
A fig. da árvore, casa e ônibus  – identificou como casinha, flor e carro.
PÁ – informou que é A
mmmmmm – informou que é o I
MANTEIGA - informou que é o A
CASA - informou que é o A
XOXO XOXO - informou que é o X
SÍMBOLOS misturados ao I ao D e ao N invertido - informou que é o M
MMMMMM - informou que é o M de médico
17301 -  informou que é o I
BEBE - informou que é o I, O, U
BONECA - informou que é o A
MAÇÃ - informou que é o M e o A também
má - informou que é o M, O, U
A - informou que é o A
M1ZQ3T0 - informou que é o I o número 1


2 – Leitura de Texto
- Livro: A nova professora (The new teacher) de Jane Carruth, desenhos de Tony Hutchings – Circulo do Livro S.A.
Na sequência da leitura do livro escolhido pergunto:
- Onde estou olhando quando leio?
Apontou sem qualquer critério o local onde só havia figuras.
- Quando apontei uma página sem escrita só com figuras e perguntei: Posso ler esta página?
Informou-me que sim e isso porque nela continha as figuras.
- Quando apontei uma página só com escrita e perguntei: Posso ler esta página?
Informou-me que não e isso porque nela não continha as figuras.


Sondagem sobre a escrita
Feito pausadamente o ditado das seguintes palavras abaixo:
Primeiro escreva seu nome: escrita muito longa e foi lida em inteiro sem silabar 
COLA - escrita curta e lida sem silabar
BOLA - escrita curta e lida sem silabar
BALA - escrita curta e um desenho junto representando que é algo que gosta bastante, lida sem silabar
MOSQUITINHO - escrita minúscula e lida sem silabar
ALEGRIA - escrita em duas partes de cima e debaixo e lida sem silabar
SONHO – escrita comprida e lida sem silabar
CASA - escrita em duas partes de cima e debaixo e lida sem silabar
ESCOLA – não sabe escrever escola e não quis escrever
PÉ - escrita muito longa e foi lida em inteiro sem silabar
SALGADINHO - escrita em três partes seqüenciais e pequenas e lida sem silabar
PÁ - não sabe escrever pá e não quis escrever
SOL – fez um círculo muito grande e disse que estava escrito sol
O menino pegou o doce - escrita muito longa e foi lida em inteiro sem silabar 
Ao retornarmos às palavras que havia escrito, perguntei-lhe de qual delas se lembrava do que havia escrito, somente a palavra que desenhou como sendo o sol que conseguiu identificar.


Análise das hipóteses sobre a leitura e a escrita:
Evolução na Leitura
1 - Quanto à possibilidade de Leitura de um material:
a) - Aceitou quantidade mínima de letras;
b) - Aceitou a falta de variedade de letras;
2 - Quanto à diferenciação de elementos gráficos:
2.1- Aceitou como material de leitura tanto os escritos como os desenhos;
2.2- Diferenciou nos cartões onde só há escritos e onde só há figuras, porém afirmou que onde só há escrita no livro não dá para ler, dado a quantidade grande de texto escrito;
2.3- Diferenciou os cartões onde só há escritos dos cartões onde só há desenhos;
3 - Quanto ao reconhecimento das letras:
3.1 – Reconhece muito bem a letra A;
3.2 – Reconhece e nomeia algumas vogais, porém a única que identifica sem erro é a letra A, faz uma mistura a letra í com o número 1 e outras escritas parecidas;
3.3 – Não possui o domínio correto de todas as vogais;
3.4 – Não nomeia todas as letras;
Evolução na Escrita
- Imita a escrita cursiva que é posterior a fase de garatujas;
Hipótese pré-silábica
Nivel 1 – Escrita Indiferenciada
- Tem baixa diferenciação entre a escrita de uma palavra e outra;
- Só consegue distinguir imediatamente o que escreveu, depois não se lembra mais;
- A representação escrita está associada ao grafismo cursivo;
- Faz associação da escrita ao tamanho ou a importância dos objetos; 
- Não gosta de fazer desenhos próximos à escrita;
- Utiliza ordem linear para sua produção escrita;
- Utiliza grande quantidade de caracteres, porém sem grandes variações;
- Ao ler aponta uma única vez a palavra que escreveu;


Observação: Lê todo o contexto gráfico escrito ainda como informação em forma de figuras.
Referência Bibliográfica: 
Azenha, M.G. Construtivismo de Piaget e Emília Ferreiro, 9 Ed. São Paulo: Ática. 1999. Cap. 4 e 5, pp. 34-87

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