Projeto Matematica
Justificativa:
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação
Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma
como a criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis.
Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la.
Onde dentre os conceitos elencados estão, os conceitos sobre, coisas iguais e
diferentes, organização, classificação e criação de conjuntos, estabelecerem
relações entre os número e o que eles representam observar o tamanho das
coisas, brincam com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim, vivendo
e descobrindo a matemática. Através de atividades concretas e significativas,
coletivamente e individualmente.
Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade
de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações
da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata
deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL
& BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)
Objetivos:
·
Reconhecer a função social dos números;
·
Conhecer diferentes aspectos referentes aos números e sua representação;
·
Reconhecer esse símbolo gráfico como instrumento de nosso cotidiano;
·
Reconhecer as formas geométricas;
·
Desenvolver o raciocínio lógico matemático através dos jogos com regras;
·
Reconhecer nas situações do cotidiano as variáveis e qualitativas.
Conteúdos Conceituais:
·
Despertar o interesse sobre os temas trabalhados;
·
Nomear e quantificar os números de 0 a 30;
·
Identificar figuras e formas, medidas de massa, medidas de grandeza,
medidas de tempo;
·
Estimular a criatividade das crianças;
·
Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que
envolvem os jogos;
·
Desenvolver atividades de forma interdisciplinar;
Conteúdos Procedimentais:
·
Pesquisar onde encontramos os números em nosso cotidiano;
·
Valorizar as falas das crianças;
·
Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
·
Realizar a identificação através de atividades concretas e sistemáticas;
·
Elaborar e socializar as diferentes formas de marcar o tempo;
·
Reconhecer os números e as quantidades que representam;
·
Elaborar o calendário linear e a chamada;
·
Pesquisar informações através da tarefa de casa com a ajuda dos pais;
· Relacionar com atividades interdisciplinares, e atividades em grupo;
·
Elaborar pesquisas com curiosidades referentes aos números e as formas
geométricas.
Conteúdos Atitudinais:
·
Reconhecer e os números;
·
Reconhecer as principais formas geométricas;
· Desenvolver a autonomia nas atividades que envolvem a fala espontânea
das crianças para a resolução das situações problemas;
·
Reconhecer a importância da utilização dos números/ quantidade;
·
Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e
coletivas;
·
Promover a integração das crianças através de trabalho em grupo;
·
Reconhecer os jogos e desenvolver estratégias para solucioná-los.
Aspectos a serem avaliados:
· Interesse e participação durante a execução das atividades propostas;
· Realizar este processo através da observação do comportamento dos
alunos, hábitos e atitudes, relacionamento com os amigos e com a professora,
cumprimento dos temas a serem desenvolvidas, atitudes com relação aos registros
coletivos e individuais;
· Realizar atividades escritas ou de outra natureza produzidos
espontaneamente, bem como a coleta de dados registrados com referência direta
ou com relação ao grupo;
· Levar as crianças a terem um crescimento sistemático partindo de seus
conhecimentos prévios em relação à matemática e a sua utilização na vida
diária.
Fontes:elisabethbauerinfancia.blogspot.com/.../projeto-inserindo-matematica
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