PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

sábado, 9 de junho de 2012

Projeto de Matematica


Projeto Matematica

 Justificativa:

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Onde dentre os conceitos elencados estão, os conceitos sobre, coisas iguais e diferentes, organização, classificação e criação de conjuntos, estabelecerem relações entre os número e o que eles representam observar o tamanho das coisas, brincam com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim, vivendo e descobrindo a matemática. Através de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente.


Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39)



Objetivos:

·         Reconhecer a função social dos números;
·         Conhecer diferentes aspectos referentes aos números e sua representação;
·         Reconhecer esse símbolo gráfico como instrumento de nosso cotidiano;
·         Reconhecer as formas geométricas;
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático através dos jogos com regras;
·         Reconhecer nas situações do cotidiano as variáveis e qualitativas.

Conteúdos Conceituais:
·         Despertar o interesse sobre os temas trabalhados;
·         Nomear e quantificar os números de 0 a 30;
·         Identificar figuras e formas, medidas de massa, medidas de grandeza, medidas de tempo;
·         Estimular a criatividade das crianças;
·         Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que envolvem os jogos;
·         Desenvolver atividades de forma interdisciplinar;
Conteúdos Procedimentais:
·         Pesquisar onde encontramos os números em nosso cotidiano;
·         Valorizar as falas das crianças;
·         Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
·         Realizar a identificação através de atividades concretas e sistemáticas;
·         Elaborar e socializar as diferentes formas de marcar o tempo;
·         Reconhecer os números e as quantidades que representam;
·         Elaborar o calendário linear e a chamada;
·         Pesquisar informações através da tarefa de casa com a ajuda dos pais; 
·         Relacionar com atividades interdisciplinares, e atividades em grupo;

·         Elaborar pesquisas com curiosidades referentes aos números e as formas geométricas.
Conteúdos Atitudinais:
·         Reconhecer e os números;
·         Reconhecer as principais formas geométricas;
·        Desenvolver a autonomia nas atividades que envolvem a fala espontânea das crianças para a resolução das situações problemas;
·         Reconhecer a importância da utilização dos números/ quantidade;
·         Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas;
·         Promover a integração das crianças através de trabalho em grupo;
·         Reconhecer os jogos e desenvolver estratégias para solucioná-los.
Aspectos a serem avaliados:
·        Interesse e participação durante a execução das atividades propostas;
·    Realizar este processo através da observação do comportamento dos alunos, hábitos e atitudes, relacionamento com os amigos e com a professora, cumprimento dos temas a serem desenvolvidas, atitudes com relação aos registros coletivos e individuais;
·      Realizar atividades escritas ou de outra natureza produzidos espontaneamente, bem como a coleta de dados registrados com referência direta ou com relação ao grupo;
·      Levar as crianças a terem um crescimento sistemático partindo de seus conhecimentos prévios em relação à matemática e a sua utilização na vida diária.

Fontes:elisabethbauerinfancia.blogspot.com/.../projeto-inserindo-matematica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário aqui: