Avaliação do trabalho desenvolvido pelo Professor(a)
1) Deixamos que as crianças ocupem um determinado
espaço é suficiente para que as interações e as aprendizagens ocorressem? Ou
não?
2) As crianças tiveram a oportunidade de explorar
o ambiente, de levantar hipóteses, de trocar informações e de construir
conhecimentos? As vezes? Ou não?
3) Garantimos a espontaneidade das crianças e não
confundi-las com práticas improvisadas, sem intencionalidade? Ou não?
Espaço
4) Os espaços que foram utilizados são atraentes
e contaram com materiais que possibilitaram à criança a exploração do entorno?
A interação entre eles?
5) Garantimos um ambiente confortável na nossa Unidade
Educacional? Como?
6) Oportunizamos situações que foram
desafiadoras? Como?
7) Todas as crianças eram envolvido na mesma
atividade todo o tempo ou teve momentos para atividades diversificadas?
8) Organizamos filas? para quê? por quê? quanto
tempo durou?
9) As crianças foram estimuladas a comerem
sozinhas? Elas puderam se servir do alimento?
10) As crianças brincaram com freqüência? De quê?
Com quais materiais elas brincaram? Foi planejado? Ou não?
11) O pátio ou outro espaço externo foi usado com
freqüência? para que tipo de atividade? Ou não?
Tempo
12) Organizamos roteiros de atividades diárias
que contém momentos de:
a) Atividades coletivas: entrada, saída,
pátio, celebrações e festas
b) Cuidado físico: higiene, alimentação
c) Atividades diversificadas, brincadeiras e
explorações realizadas em pequenos grupos ou individualmente com supervisão do
professor
d) Atividades coordenadas pelo professor: roda
de conversa, a hora da história, passeios, oficinas de arte, etc.)? ou não?
13) Consideramos o tempo biológico das crianças
para melhor ajudá-las na realização das atividades, fizemos os ajustes
necessários na programação para contemplar os períodos de maior atenção ou
cansaço das crianças?
14) Organizamos as atividades ao longo da jornada
diária, da semana, do mês, do ano, considerando diferentes modalidades como elas
podem ocorrer: de maneira permanente (diária), eventual, como atividades ou
como projetos?
As
aprendizagens que são selecionadas pelo professor foram reunidas em campos de
experiências, que se alimentam da iniciativa e curiosidade infantil e de modo
próprio da criança criar significações sobre o mundo, cuidando de si e
aprendendo sobre si mesma. Esses campos se articulam de diferentes maneiras:
Exp. voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do
outro, do ambiente: cuidar de si, aprender
a relacionar-se, saber de si, cuidar
do ambiente
Exp. de brincar e imaginar
Exp. de exploração da linguagem corporal:
explorar o mundo pelo movimento, explorar o próprio corpo pelo movimento, expressar/interagir pelo movimento,
Exp. de exploração da linguagem verbal:
comunicar-se no cotidiano conversar em grupo situações de comunicação informais
Exp. de exploração da natureza e da cultura
Exp. de apropriação do conhecimento matemático
Exp. com expressividade das linguagens artísticas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário aqui: