PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

Avaliação do trabalho desenvolvido pelo Professor(a)


Avaliação do trabalho desenvolvido pelo Professor(a)

1) Deixamos que as crianças ocupem um determinado espaço é suficiente para que as interações e as aprendizagens ocorressem? Ou não?
2) As crianças tiveram a oportunidade de explorar o ambiente, de levantar hipóteses, de trocar informações e de construir conhecimentos? As vezes? Ou não?
3) Garantimos a espontaneidade das crianças e não confundi-las com práticas improvisadas, sem intencionalidade? Ou não?
Espaço
4) Os espaços que foram utilizados são atraentes e contaram com materiais que possibilitaram à criança a exploração do entorno? A interação entre eles?
5) Garantimos um ambiente confortável na nossa Unidade Educacional? Como?
6) Oportunizamos situações que foram desafiadoras? Como?
7) Todas as crianças eram envolvido na mesma atividade todo o tempo ou teve momentos para atividades diversificadas?
8) Organizamos filas? para quê? por quê? quanto tempo durou?
9) As crianças foram estimuladas a comerem sozinhas? Elas puderam se servir do alimento?
10) As crianças brincaram com freqüência? De quê? Com quais materiais elas brincaram? Foi planejado? Ou não?
11) O pátio ou outro espaço externo foi usado com freqüência? para que tipo de atividade? Ou não? 
Tempo
12) Organizamos roteiros de atividades diárias que contém momentos de:
a) Atividades coletivas: entrada, saída, pátio, celebrações e festas
b) Cuidado físico: higiene, alimentação
c) Atividades diversificadas, brincadeiras e explorações realizadas em pequenos grupos ou individualmente com supervisão do professor
d) Atividades coordenadas pelo professor: roda de conversa, a hora da história, passeios, oficinas de arte, etc.)? ou não?
13) Consideramos o tempo biológico das crianças para melhor ajudá-las na realização das atividades, fizemos os ajustes necessários na programação para contemplar os períodos de maior atenção ou cansaço das crianças?
14) Organizamos as atividades ao longo da jornada diária, da semana, do mês, do ano, considerando diferentes modalidades como elas podem ocorrer: de maneira permanente (diária), eventual, como atividades ou como projetos?

 As aprendizagens que são selecionadas pelo professor foram reunidas em campos de experiências, que se alimentam da iniciativa e curiosidade infantil e de modo próprio da criança criar significações sobre o mundo, cuidando de si e aprendendo sobre si mesma. Esses campos se articulam de diferentes maneiras:
Exp. voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente: cuidar de si, aprender a relacionar-se, saber de si, cuidar do ambiente
Exp. de brincar e imaginar
Exp. de exploração da linguagem corporal: explorar o mundo pelo movimento, explorar o próprio corpo pelo movimento, expressar/interagir pelo movimento,     
Exp. de exploração da linguagem verbal: comunicar-se no cotidiano conversar em grupo                                                            situações de comunicação informais
Exp. de exploração da natureza e da cultura
Exp. de apropriação do conhecimento matemático
Exp. com expressividade das linguagens artísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário aqui: