PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

ARTES - Música


Música

    A música constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Neste sentido engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer seqüencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia). É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana.
    Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
     A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano. Não é necessário gostarmos de todos os estilos, porém conhecê-los.

  RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS

O emprego da cultura popular na educação 


Existem Inúmeras definições para o ato de educar, mas todas elas devem ter em vista o desenvolvimento integral do aluno, para que este possa ter uma vida harmoniosa consigo e com o seu meio social. 
Dentre várias estratégias utilizadas pelo professor para este ato, o estudo da cultura popular possui um grande valor educativo, mas não tem sido suficientemente aproveitado em suas aulas. Um exemplo disso é o preconceito que nossa sociedade demonstra em relação às diferenças (raciais, regionais). 
Despertar no aluno o gosto pela terra que habita, bem como seu povo, suas tradições, heranças é fundamental para que o aluno compreenda melhor o passado e estabeleça relações com o presente. 
Há ainda que se considerar a grande responsabilidade da escola em manter viva nossa cultura, visto que o estilo de vida urbano atual, limita estas crianças aos games, computadores e T.V. Em algumas famílias o uso destes é controlado, mas muitos pais mergulham seus filhos em agendas exaustivas de tarefas, onde ficam limitados a brincar no recreio da escola (principalmente quando já se encontram no ensino fundamental). 

A importância da brincadeira de rodas para o desenvolvimento Infantil 

A nossa cultura popular é riquíssima e abrange vários segmentos das artes (dança, música, culinária, histórias), sendo assim, seu uso na educação estimula diversas habilidades importantes para o desenvolvimento infantil. 
Falar de rodas e brincadeiras cantadas em tempos onde as manifestações da cultura popular perdem espaço para a era da informática pode parecer retrógrado ou no mínimo curioso. 
De acordo com pesquisadores como Wallon, Gardner e outros, o ato motor estimula o pensamento e o que falar então, quando se encontra associado à música como é o caso das brincadeiras mencionadas? 
Cantar, dançar, pensar, sentir, compartilhar. Tudo isso é propiciado à criança quando participa destas manifestações de nossa cultura. Além, é claro, da própria preservação cultural. 
Estas brincadeiras são indispensáveis na criação do imaginário infantil, instrumentalizando a criança para a construção do conhecimento e sua socialização. Ainda sob este enfoque pedagógico, estes jogos infantis são considerados completos, pois ao exercitar seu corpo a criança melhora suas habilidades psicomotoras, desenvolve o raciocínio, a memória, o gosto pelo canto, a afetividade, etc.

 Fonte: diversidadeeapredizagem.blogspot.com/.../rodas-e-brincadeiras-canta...

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