Música
A música constitui-se basicamente de uma sucessão de sons
e silêncio organizada ao longo do tempo. Neste sentido engloba toda combinação
de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui
variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre)
que podem ocorrer seqüencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente
(harmonia). É considerada por diversos autores como uma prática cultural e
humana.
Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música
pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua
principal função.
A música eleva os sentimentos mais profundos do ser
humano. Não é necessário gostarmos de todos os estilos, porém conhecê-los.
O emprego
da cultura popular na educação
Existem Inúmeras definições para o ato de educar, mas todas elas devem ter em
vista o desenvolvimento integral do aluno, para que este possa ter uma vida
harmoniosa consigo e com o seu meio social.
Dentre várias estratégias utilizadas pelo professor para este ato, o estudo da
cultura popular possui um grande valor educativo, mas não tem sido
suficientemente aproveitado em suas aulas. Um exemplo disso é o preconceito que
nossa sociedade demonstra em relação às diferenças (raciais, regionais).
Despertar no aluno o gosto pela terra que habita, bem como seu povo, suas
tradições, heranças é fundamental para que o aluno compreenda melhor o passado
e estabeleça relações com o presente.
Há ainda que se considerar a grande responsabilidade da escola em manter viva
nossa cultura, visto que o estilo de vida urbano atual, limita estas crianças
aos games, computadores e T.V. Em algumas famílias o uso destes é controlado,
mas muitos pais mergulham seus filhos em agendas exaustivas de tarefas, onde
ficam limitados a brincar no recreio da escola (principalmente quando já se
encontram no ensino fundamental).
A importância da brincadeira de rodas para o desenvolvimento Infantil
A nossa cultura popular é riquíssima e abrange vários segmentos das artes
(dança, música, culinária, histórias), sendo assim, seu uso na educação
estimula diversas habilidades importantes para o desenvolvimento infantil.
Falar de rodas e brincadeiras cantadas em tempos onde as manifestações da
cultura popular perdem espaço para a era da informática pode parecer retrógrado
ou no mínimo curioso.
De acordo com pesquisadores como Wallon, Gardner e outros, o ato motor estimula
o pensamento e o que falar então, quando se encontra associado à música como é
o caso das brincadeiras mencionadas?
Cantar, dançar, pensar, sentir, compartilhar. Tudo isso é propiciado à criança
quando participa destas manifestações de nossa cultura. Além, é claro, da
própria preservação cultural.
Estas brincadeiras são indispensáveis na criação do imaginário infantil,
instrumentalizando a criança para a construção do conhecimento e sua
socialização. Ainda sob este enfoque pedagógico, estes jogos infantis são
considerados completos, pois ao exercitar seu corpo a criança melhora suas habilidades
psicomotoras, desenvolve o raciocínio, a memória, o gosto pelo canto, a
afetividade, etc.
Fonte: diversidadeeapredizagem.blogspot.com/.../rodas-e-brincadeiras-canta...
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