Por que e como
lidar com imagens da arte na educação infantil
Observar as imagens construídas
por artistas pode ser um exercício que, além de gerar prazer, ajuda a construir
um repertório estético privilegiado e desenvolve a observação e imaginação. À
medida que as crianças começam a se interessar pela escrita, parece que perdem
o interesse pelo texto imagético, aquele que era forte para as convocações de
seu imaginário. Essa questão só será minimizada e até revertida se for regida
por ações interferentes de um professor provocador, consciente de seu trabalho
como regente da relação ensino-aprendizagem, só o professor conseguirá reverte
esse caminho de diminuição do interesse pelas imagens, por meio de estímulos e
provocações, no sentido de conseguir que os alunos entrem no mundo da escrita
sem perder o interesse pelo texto da imagem, trazer para a sala de aula imagens
de todo a natureza.
Principalmente a imagem produzida
por artistas destacados pelos historiadores de arte, pois estas são construídas
com um forte sentido estético e ético, a imagem pode ser oferecida aos olhares
observadores das crianças sem se preocupar em contar histórias sobre elas,
nesse contato imagem/olho que as observações, os interesses, os pensamentos e a
imaginação poderão ser ativados pelos olhares dos alunos.
Por
que levar as imagens da arte para a sala de aula?
Porque as crianças gostam de
olhar imagens.
Elas reconhecem elementos da
imagem que fazem parte do seu mundo e do mundo das artes e começam a perceber a
forte significação da presença dos elementos da linguagem da arte: a linha que
constrói o desenho, as cores que preenchem as formas e os espaços como
elementos significantes. As crianças
pensam enquanto olham as imagens, as quais despertam sua curiosidade. O contato
com as imagens instiga sua imaginação.
Como apresentar as imagens para
as crianças?
É preciso cuidar para que as
imagens ganhem visibilidade:
- emoldurando as imagens para
chamar atenção sobre elas;
- colocando-as na parede na
altura dos olhos das crianças;
- criando um momento coletivo de
apresentar as imagens;
- dando importância ao momento de
apresentar as imagens.
Como conduzir uma leitura de
imagens?
Crianças de 3 a 6 anos, além de olhar,
descobrir coisas conhecidas e desconhecidas, comentam, apontam, passam a mão,
voltam muitas vezes para observar, comentam as observações, percebem os
detalhes, enumeram as cores, criam histórias, etc.
Diante das observações, pode
explorar as imagens com o grupo das mais diversas formas. A interferência do
professor consiste em coletivizar as percepções das crianças, em levar o grupo
a destacar no final da observação as questões principais que são focos na
imagem, em provocar o aprofundamento das observações.
Roteiro a seguir
1- Na reprodução da pintura
emoldurar com cartolina para dar mais visibilidade à imagem.
2- Pense em um moda instigante de
apresentar a imagem às crianças.
3- Mostre a imagem, deixando as
crianças falarem livremente sobre ela.
4- Se possível, grave essas
observações ou anote-as para que você perceba como as crianças realizam a
observação da pintura e quais são os elementos da imagem que mais chamaram a atenção delas.
5- Instigue as crianças a
perceberem o que está acontecendo na cena.
6- Estabeleça uma relação entre a
cena da imagem e uma cena da realidade que elas possam ter conhecido.
7- Crie trabalhos de arte,
dramatizações ou danças a partir de sugestões das observações que as crianças
fizeram da reprodução da pintura.
8- deixe a imagem fixada durante
mais tempo na parede da sala (na altura dos olhos das crianças) para que elas
possam continuar observando livremente a imagem em outros momentos.
9- Anote as observações para que
você perceba como a imagem e as crianças relacionaram-se e também para que
possa retirar daí idéias para novos trabalhos com elas.
Não esqueça de conversar com elas
ao final do trabalho sobre o processo vivido e sobre o resultados obtidos.
Perceba se os objetivos propostos foram atingidos.
Texto retirado da revista Pátio
Educação Infantil Nº 1 – 2003 – Anamélia Bueno Buoro é doutora em Comunicação e
professora de Artes e Educação.
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