A INFORMÁTICA
EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DE ENSINO, NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL
INTRODUÇÃO
O presente projeto focaliza o uso dos recursos tecnológicos na educação como
ferramenta de ensino, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, pois, sabemos que o contato com a inovação que a tecnologia
proporciona, não é somente acesso aos meios, mas fundamentalmente, à informação
de como utilizar esses meios para potencializar conhecimentos.
O presente projeto tem por objetivo a necessidade atual de construir novas
estratégias de criação e produção de novos saberes e práticas de ensino com a
introdução dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar adequadas à realidade
do contexto.
Assim, são utilizados para o desenvolvimento dos trabalhos softwares, sites e
programas adequados a cada Ano Escolar, com objetivos e metodologias também
diferenciados.
Educação Infantil – Pré B e 1º Ano do Ensino Fundamental
Objetivo Geral: A informática terá como objetivo a alfabetização tecnológica,
através do manuseio da máquina, e do aprendizado de suas possibilidades de
acordo com o desenvolvimento intelectual e motor da criança.
Objetivos Específicos: Desenvolver a atenção, a percepção e a motricidade,
requisitos importantes para o seu desenvolvimento intelectual, e a coordenação
motora, para que o aluno possa adquirir controle manual no uso do equipamento.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização
de softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, procurando atender
as necessidades individuais do aluno.
2º Ano do Ensino Fundamental
Objetivo: A informática terá como objetivo a alfabetização lecto-escrita, raciocínio
lógico, o uso do equipamento, assim como o desenvolvimento da atenção, memória,
percepção e criatividade.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização
de softwares e programas compatíveis com esse aprendizado. Uso de material
didático, para digitação de palavras e frases, trabalhadas em sala de aula,
assim como outras atividades que se fizerem necessárias.
3º Ano do Ensino Fundamental
Objetivo: A informática terá como objetivo levar o aluno ao conhecimento dos
recursos disponíveis da máquina, possibilitando assim, desenvolver a atenção,
criatividade, percepção do uso correto da ortografia, acentuação, parágrafo e
outros.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização
de softwares, sites e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como, a
utilização material didático, para digitação de pequenos textos criados e
trabalhados em sala de aula, jogos pedagógicos, desenhos e pinturas.
Organização de cartazes e murais com os trabalhos impressos.
4º Ano do Ensino Fundamental
Objetivo: A informática terá como objetivo levar o aluno ao domínio dos
recursos disponíveis na máquina, oportunizando assim sua autonomia e
criatividade na realização das atividades propostas, levando-o a buscar
alternativas que o impulsione a desenvolver suas potencialidades e
conhecimentos.
Metodologia: Será de acordo com o planejamento do professor regente, utilização
se sites, softwares e programas compatíveis com esse aprendizado, assim como a
utilização de material didático, para produção e digitação de textos, criados e
trabalhados em sala de aula, trabalhos em grupo, pesquisas e jogos pedagógicos.
Organização de murais e cartazes, com os trabalhos impressos.
RESULTADOS
Pode-se inferir que o uso do computador despertou um maior interesse por parte
dos alunos, de acordo com suas falas e também na constatação por parte dos
professores regentes, da melhora na aprendizagem, principalmente no que se
refere a escrita ortográfica e na produção de textos.
Com este projeto de ensino, busca-se construir novas estratégias de criação e
produção de novos saberes e práticas de ensino, utilizando a informática no
cotidiano da escola. Assim, conclui-se que o uso do computador possibilita
integração ao trabalho didático e um maior interesse pelos conteúdos, pois os
alunos se sentem mais motivados para criarem seus textos, pelas várias
possibilidades de recursos que a máquina possui. Fato este que aumenta o
interesse pela escrita, pela ortografia e desenvolve o raciocínio, a atenção, a
percepção e a criatividade.
Em função da enorme potencialidade para o desenvolvimento cognitivo dos
educandos, os métodos de ensino terão de se adaptar a essa nova ferramenta
auxiliar no processo de ensino/aprendizagem.
Fonte: escolaedymayabertoia.blogspot.com/.../projeto-de-informatica-ed-inf...
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