PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

AULA-FORA



Os programas Aula lá fora foram exibidos pelas TVs:
O programas da série Aula lá fora são exibidos pela TV Escola (veja a grade de programação em http://portal.mec.gov.br/tvescola/) e os episódios estão disponíveis para download em www.dominiopublico.gov.br

Cada programa documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, na região do ABC, em São Paulo, e seguem uma estrutura básica: primeiro, o educador define e planeja com seus alunos os conteúdos que serão desenvolvidos na aula passeio.

Depois, cada turma tem uma "Aula lá fora" diferente: a Pinacoteca, a redação de um jornal, o parque, a usina de reciclagem, a gráfica, a feira do bairro, o posto de saúde, enfim, são 15 Aulas lá fora ao longo da série e nelas as crianças usam várias formas de registros, inclusive uma câmera de vídeo e duas câmeras fotográficas disponibilizadas pela produção da série.
Na volta à escola, os alunos consolidam, num trabalho coletivo, o que viram e aprenderam durante as atividades.

Dois apresentadores se revezam indicando os pontos pertinentes que devem ser observados durante as aulas 
documentadas. Consultores em campo observam o trabalho e propõem encaminhamentos para que as atividades
práticas avancem no sentido de uma ação mais viva, na qual os alunos relacionam o que vivenciam nas aulas lá fora com suas vidas. E os próprios professores comentam como suas turmas desenvolveram os trabalhos antes, durante e depois da "Aula lá fora".



A série Aula lá fora fornece recursos para enriquecer as ações planejadas pelos professores, estimula a 
interdisciplinaridade e tira os alunos do ambiente fechado da sala de aula, mostrando que uma Aula lá fora é um 
espaço privilegiado para a formação de conhecimento e para a elaboração de conceitos.

Um comentário:

Deixe-nos seu comentário aqui: