SÍNTESE DE AVALIAÇÃO
DE ALUNOS
A) Reflita sobre cada criança
do seu grupo sobre:
* suas características individuais;
* suas preferências quanto a pessoas e brincadeiras:
* o que ela gosta de conversar:
* de que forma participa das atividades de rotina:
* durante a história
* na roda da conversa
* no parque
*nas atividades que envolvem o corpo
* nos jogos de montar e outros jogos
* nas atividades gráficas (desenhos,
escrita)
* nas atividades de artes plásticas
(pintura, colagem, escultura, etc.)
* no uso do sanitário (comportamento
em relação aos combinados)
* na organização de seus materiais
* na hora de cantar
* nos horários de refeição
* nas interações com outras crianças e
com adultos
* na hora da novidade: outros.
B)
Retome o seu Plano de Ensino do semestre e verifique o progresso da criança em
função dos objetivos propostos e do trabalho efetivamente realizado.
C)
Verifique as observações que você registrou sobre cada criança e anote os
avanços que ela conquistou em relação a si mesma: como ela estava no início do
ano? Como ela está agora?
D) Reflita sobre outros aspectos que você queira
registrar.
OBSERVAÇÕES
GERAIS: Procure ser clara, objetiva,
precisa, consistente e coerente, ressaltando principalmente os aspectos
positivos da criança. Procure caracterizar cada criança conforme seu processo
de desenvolvimento, pensando nas expectativas de aprendizagem para a faixa
etária /ano escolar, considerando o que foi trabalhado com sua turma e o que foi
alcançado por elas individual e
coletivamente.
ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DO ALUNO
LINGUAGEM VERBAL
ORAL:
1) Usa a linguagem para conversar,
brincar, comunicar e expressar seus desejos, necessidades, opiniões, idéias,
preferências, sentimentos.
2) Relata suas vivências nas diversas situações, temporal e
casual.
3) Elabora perguntas e respostas coerentes ao contexto do
qual participa.
4) Conta e reconta histórias; participa de leituras, fazendo
inferências.
5) Conhece e reproduz jogos verbais.
ESCRITA:
1) Participa de situações em que os adultos lêem textos de
diferentes gêneros, fazendo inferências.
2) Participa de situações em que as crianças lêem( mesmo não
convencionalmente) fazendo inferências.
3) Escreve / reconhece a escrita do próprio nome e dos
colegas.
4) Tem interesse em manusear livros, revistas, jornais, etc.
5) Estabelece relação entre o que é escrito e o que é
falado.
6) Apoia-se nos diversos elementos do
texto para entender seu sentido, como figuras, palavras, diagramação,
conhecimento prévio sobre o assunto, características do gênero, etc.
7) Compreende a função social da escrita (comunicação,
memorização, resgate da história, etc.)
8) Produz textos coletivamente.
9) Produz escrita espontânea.
10) Realiza várias versões do texto, produzindo alterações que
podem afetar o conteúdo e a forma do que foi escrito.
11) Usa o desenho como forma de registro; diferencia escrita de
desenho.
12) Só escreve a partir de modelo.
13) Hipóteses/fases de aquisição da língua escrita (observadas
e constatadas através de sondagens periódicas):
*pré-silábico
*silábico ( com ou sem valor sonoro)
*silábico-alfabético
*alfabético
*ortográfico
LINGUAGEM PLÁSTICA - O FAZER
ARTÍSTICO
1) Explora e manipula materiais e variados suportes gráficos
(lápis, pincéis, tinta, água, areia, papel, papelão, jornal, revista, etc.).
20 Explora e reconhece diferentes movimentos gestuais,
visando a reprodução de marcas gráficas.
3) Cria desenhos, pinturas, colagens, modelagens à partir de
seu próprio repertório e de outros.
4) Organiza e cuida dos materiais no espaço físico.
5) Valoriza suas próprias produções, das outras crianças e
da arte em geral.
O APRECIAR ARTÍSTICO
1) Observa e identifica diversas imagens.
2) Aprecia suas produções e dos outros por meio das
observações da linguagem plástica.
3) Faz leituras de obras de arte à parte das observações.
LINGUAGEM MUSICAL - O FAZER
MUSICAL
1) Reconhece e utiliza expressivamente,
em contextos musicais diferentes características geradas pela presença e pela
ausência de sons: altura( graves ou agudos), duração (curtos ou longos) ,
intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e
"personaliza" cada som).
2) Reconhece e realiza algumas produções musicais.
3) Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança
e/ou a improvisação musical.
4) Consegue memorizar músicas.
O APRECIAR MUSICAL
1) Escuta de obras musicais de diversos gêneros.
2) Reconhece elementos musicais básicos: forte/fraco, frases,
partes, etc.
LINGUAGEM CORPORAL - MOVIMENTO
1) Utilização expressiva do movimento nas situações
cotidianas e em suas brincadeiras.
2) Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se
corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
3) Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais
vitais e integridade dos próprio corpo.
CONHECIEMENTO MATEMÁTICO
1) Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações em
que reconheça a necessidade.
2) Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta
para resolver problemas.
3) Comunica quantidades oralmente ou através de notação
numérica ou registros não convencionais.
4) Identifica posição do objeto como sucessor ou antecessor.
5) Identifica números nos diferentes contextos.
6) Compara escritas numéricas.
7) Faz correspondência um-a-um (ou biunívoca).
8) Ordena e mantém a correspondência um-a-um.
9) Agrupa
quantidades. fazendo relações de maior/menor, mais um/menos um.
10) Lê números, compara, ordena, dando significado à notação
numérica.
11) Agrega quantidades de elementos à partir de outras.
13) Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
14) Marca o tempo por meio de calendário.
15) Representa posição de pessoas e objetos em jogos,
brincadeiras e diversas situações.
16) Explora e identifica propriedades geométricas.
17) Representa bi e tridimensionalidade de objetos.
18) Identifica pontos de referência para situar-se e
deslocar-se no espaço.
19) Descreve e representa pequenos percursos e trajetos,
observando pontos de referência.
NATUREZA E CULTURA
1) Observa paisagens locais.
2) Registra suas observações das mudanças ocorridas nas
paisagens ao longo do tempo.
3) Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços
coletivos e do meio ambiente.
4) Confecciona objetos com sucatas.
5) Reconhece algumas características de objetos produzidos
em diferentes épocas e grupos sociais.
6) Conhece algumas propriedades de objetos (reflexão,
ampliação, inversão de imagens, de sons e energia).
7) Estabelece relações entre os seres vivos, tanto da fauna
quanto da flora.
8) Preserva a vida e o ambiente. seu corpo, prevenir
acidentes e cuida da saúde e higiene.
9) Estabelece relações entre os fenômenos da natureza.
CONHECIMENTO SOCIAL
1) Participa de atividades que
envolvam, brincadeiras, jogos, canções que digam respeito às tradições
culturais da sua comunidade e de outras.
2) Conhece o modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos
sociais.
3) Identifica alguns papéis sociais existentes em seus
grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
4) Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e de
suas expressões culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário aqui: