PROFESSOR(A) À VOCÊ... COMO NOS ENSINOU PAULO FREIRE, NÃO ESTAMOS EM NOSSO MUNDO PARA SIMPLESMENTE A ELE NOS ADAPTARMOS, MAS PARA, COM CERTEZA, TRANSFORMÁ-LO. E, PARA TANTO, ACREDITEMOS QUE É POSSÍVEL MUDÁ-LO COM UM CERTO SONHO OU PROJETO DE MUNDO.

SÍNTESE DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS


 SÍNTESE DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS

A) Reflita sobre cada criança do seu grupo sobre:
                * suas características individuais;
                * suas preferências quanto a pessoas e brincadeiras:
                * o que ela gosta de conversar:
                * de que forma participa das atividades de rotina:
                               * durante a história
                               * na roda da conversa
                               * no parque
                               *nas atividades que envolvem o corpo
                               * nos jogos de montar e outros jogos
                               * nas atividades gráficas (desenhos, escrita)
                               * nas atividades de artes plásticas (pintura, colagem, escultura, etc.)
                               * no uso do sanitário (comportamento em relação aos combinados)
                               * na organização de seus materiais
                               * na hora de cantar
                               * nos horários de refeição
                               * nas interações com outras crianças e com adultos
                               * na hora da novidade: outros.
B) Retome o seu Plano de Ensino do semestre e verifique o progresso da criança em função dos objetivos propostos e do trabalho efetivamente realizado.

C) Verifique as observações que você registrou sobre cada criança e anote os avanços que ela conquistou em relação a si mesma: como ela estava no início do ano?  Como ela está agora?

D)  Reflita sobre outros aspectos que você queira registrar.

OBSERVAÇÕES GERAIS: Procure ser clara, objetiva, precisa, consistente e coerente, ressaltando principalmente os aspectos positivos da criança. Procure caracterizar cada criança conforme seu processo de desenvolvimento, pensando nas expectativas de aprendizagem para a faixa etária /ano escolar, considerando o que foi trabalhado com sua turma e o que foi alcançado por  elas individual e coletivamente.

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DO ALUNO

LINGUAGEM VERBAL
ORAL:
1)            Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar seus desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos.
2)            Relata suas vivências nas diversas situações, temporal e casual.
3)            Elabora perguntas e respostas coerentes ao contexto do qual participa.
4)            Conta e reconta histórias; participa de leituras, fazendo inferências.
5)            Conhece e reproduz jogos verbais.

 ESCRITA:
1)            Participa de situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, fazendo inferências.
2)            Participa de situações em que as crianças lêem( mesmo não convencionalmente) fazendo inferências.
3)            Escreve / reconhece a escrita do próprio nome e dos colegas.
4)            Tem interesse em manusear livros, revistas, jornais, etc.
5)            Estabelece relação entre o que é escrito e o que é falado.
6)           Apoia-se nos diversos elementos do texto para entender seu sentido, como figuras, palavras, diagramação, conhecimento prévio sobre o assunto, características do gênero, etc.
7)            Compreende a função social da escrita (comunicação, memorização, resgate da história, etc.)
8)            Produz textos coletivamente.
9)            Produz escrita espontânea.
10)          Realiza várias versões do texto, produzindo alterações que podem afetar o conteúdo e a forma do que foi escrito.
11)          Usa o desenho como forma de registro; diferencia escrita de desenho.
12)          Só escreve a partir de modelo.
13)          Hipóteses/fases de aquisição da língua escrita (observadas e constatadas através de sondagens periódicas):
                *pré-silábico
                *silábico ( com ou sem valor sonoro)
                *silábico-alfabético
                *alfabético
                *ortográfico

LINGUAGEM PLÁSTICA - O FAZER ARTÍSTICO
1)            Explora e manipula materiais e variados suportes gráficos (lápis, pincéis, tinta, água, areia, papel, papelão, jornal, revista, etc.).
20            Explora e reconhece diferentes movimentos gestuais, visando a reprodução de marcas gráficas.
3)            Cria desenhos, pinturas, colagens, modelagens à partir de seu próprio repertório e de outros.
4)            Organiza e cuida dos materiais no espaço físico.
5)            Valoriza suas próprias produções, das outras crianças e da arte em geral.

O APRECIAR ARTÍSTICO
1)            Observa e identifica diversas imagens.
2)            Aprecia suas produções e dos outros por meio das observações da linguagem plástica.
3)            Faz leituras de obras de arte à parte das observações.

LINGUAGEM MUSICAL - O FAZER MUSICAL
1)            Reconhece e utiliza expressivamente, em contextos musicais diferentes características geradas pela presença e pela ausência de sons: altura( graves ou agudos), duração (curtos ou longos) , intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e "personaliza" cada som).
2)            Reconhece e realiza algumas produções musicais.
3)            Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
4)            Consegue memorizar músicas.

O APRECIAR MUSICAL
1)            Escuta de obras musicais de diversos gêneros.
2)            Reconhece elementos musicais básicos: forte/fraco, frases, partes, etc.

LINGUAGEM CORPORAL - MOVIMENTO
1)            Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
2)            Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
3)            Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade dos próprio corpo.

CONHECIEMENTO MATEMÁTICO
1)            Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações em que reconheça a necessidade.
2)            Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
3)            Comunica quantidades oralmente ou através de notação numérica ou registros não convencionais.
4)            Identifica posição do objeto como sucessor ou antecessor.
5)            Identifica números nos diferentes contextos.
6)            Compara escritas numéricas.
7)            Faz correspondência um-a-um (ou biunívoca).
8)            Ordena e mantém a correspondência um-a-um.
9)            Agrupa  quantidades. fazendo relações de maior/menor, mais um/menos um.
10)          Lê números, compara, ordena, dando significado à notação numérica.
11)          Agrega quantidades de elementos à partir de outras.
13)          Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
14)          Marca o tempo por meio de calendário.
15)          Representa posição de pessoas e objetos em jogos, brincadeiras e diversas situações.
16)          Explora e identifica propriedades geométricas.
17)          Representa bi e tridimensionalidade de objetos.
18)          Identifica pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
19)          Descreve e representa pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

NATUREZA E CULTURA

1)            Observa paisagens locais.
2)            Registra suas observações das mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
3)            Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
4)            Confecciona objetos com sucatas.
5)            Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e grupos sociais.
6)            Conhece algumas propriedades de objetos (reflexão, ampliação, inversão de imagens, de sons e energia).
7)            Estabelece relações entre os seres vivos, tanto da fauna quanto da flora.
8)            Preserva a vida e o ambiente. seu corpo, prevenir acidentes e cuida da saúde e higiene.
9)            Estabelece relações entre os fenômenos da natureza.

CONHECIMENTO SOCIAL
1)            Participa de atividades que envolvam, brincadeiras, jogos, canções que digam respeito às tradições culturais da sua comunidade e de outras.
2)            Conhece o modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais.
3)            Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
4)            Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e de suas expressões culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário aqui: