Projeto pintores
TEMA:
“SOMOS TODOS ARTISTAS”
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Educação Artística,
História e Geografia
FAIXA
ETÁRIA:
5 a 10 anos
ESTÁGIOS:
Infantil I, Infantil II, Fundamental I
do 1º ao 5º Ciclo 
TEMPO
DE DURAÇÃO:
O ano todo
JUSTIFICATIVA
 “Quero
conhecer para melhor sentir e
sentir para melhor conhecer” (Cézanne)
A Arte ao contrário do que
muita gente pensa, é antes de tudo questão de trabalho. É claro que a
inspiração, o que poderíamos chamar de “imaginação”, também é muito importante.
Com a imaginação a criança se diverte construindo mundos cheios de obstáculos
que, à medida que são superados, trazem mais segurança.
A expressão artística é
natural no ser humano e é precisamente na infância que se manifesta com mais
liberdade e naturalidade. Para variar, são os adultos “medrosos” que bloqueiam
essas iniciativas.
A arte também é
comunicação, se permitirmos a criança expressar-se através da arte, com
materiais que forem necessários, inclusive seu próprio corpo, estará lhe dando
um novo espaço para se comunicar. Nesse espaço ela recorrerá a uma linguagem
própria e caberá a nós compreendê-la.
Assim, a expressão
artística é parte importante da formação da criança, já que a conduz ao
desenvolvimento intelectual, emocional, manual e físico, ajudando-a em sua
transformação em ser humano integral e integrador, além de incentivar o hábito
de apreciação cultural e artística. Considerando que a “arte” possui diversas
linguagens, ressaltamos que ela é a maior fonte de comunicação e expressão que
une povos e culturas.
OBJETIVOS:
 Desenvolver
o espírito de colaboração e respeito mútuo através de trabalhos em equipe;
   Desenvolver
o espírito de colaboração e respeito mútuo através de trabalhos em equipe; Estimular
a imaginação criadora por meio da leitura das obras de arte;
     
Estimular
a imaginação criadora por meio da leitura das obras de arte; Ampliar
a expressão gráfica, seu conhecimento do mundo e de si mesmo através da
releitura das obras;
    Ampliar
a expressão gráfica, seu conhecimento do mundo e de si mesmo através da
releitura das obras; Observar
as obras de arte dos artistas plásticos Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Joan
Miro, Candido Portinari, Romero Brito, Djanira Motta, Alfredo Volpi, Van Gogh entre
outros para compreender a arte como um fato histórico, contextualizando-a nas
diversas culturas;
  Observar
as obras de arte dos artistas plásticos Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Joan
Miro, Candido Portinari, Romero Brito, Djanira Motta, Alfredo Volpi, Van Gogh entre
outros para compreender a arte como um fato histórico, contextualizando-a nas
diversas culturas; Visita
à exposição de Artistas, para apreciar as obras originais;
     
Visita
à exposição de Artistas, para apreciar as obras originais; Desenvolver
a imaginação criadora, por meio da leitura da obra de arte escolhida, sabendo a
história da obra;
  Desenvolver
a imaginação criadora, por meio da leitura da obra de arte escolhida, sabendo a
história da obra; Enriquecer
a construção de formas visuais através da observação das obras de arte;
     
Enriquecer
a construção de formas visuais através da observação das obras de arte; Identificar
e compreender a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo
aspectos do processo percorrido.
     
Identificar
e compreender a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo
aspectos do processo percorrido.
PRODUTO
FINAL
          Fazer um apanhado geral
dos pintores estudados e organizar uma exposição com os trabalhos realizados
pelos alunos.
Exposição das produções
das crianças feitas ao longo do ano dos diversos pintores na Mostra Cultural de
Encerramento de Projeto.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS
 Vida
e obra dos pintores
     
Vida
e obra dos pintores Leitura
de diversas obras de arte
     
Leitura
de diversas obras de arte Cores
e formas
     
Cores
e formas Mistura
de cores
     
Mistura
de cores
PROCEDIMENTAIS
 Pesquisa
com a família
     
Pesquisa
com a família Leitura
de diversas manifestações artísticas
     
Leitura
de diversas manifestações artísticas Releitura
de algumas obras
     
Releitura
de algumas obras Coleta
de dados e organização dos mesmos para a reescrita da biografia dos pintores
    Coleta
de dados e organização dos mesmos para a reescrita da biografia dos pintores Interagir
com os materiais selecionados, instrumentos e procedimentos variados em arte,
para utilizá-los como meios de expressão artística.
  Interagir
com os materiais selecionados, instrumentos e procedimentos variados em arte,
para utilizá-los como meios de expressão artística. Realizar
rodas de4 apreciação das obras produzidas pelos alunos.
    Realizar
rodas de4 apreciação das obras produzidas pelos alunos.
ATITUDINAIS
 Valorizar
o trabalho dos pintores bem como das pessoas que se ocupam do cuidado dessas
obras.
     
Valorizar
o trabalho dos pintores bem como das pessoas que se ocupam do cuidado dessas
obras. Desenvolver
o gosto pela apreciação de obras, pela pintura e pelo desenho.
     
Desenvolver
o gosto pela apreciação de obras, pela pintura e pelo desenho. Respeito
pelo trabalho dos colegas, bem como pelo seu próprio trabalho através de
apreciações em grupo.
     
Respeito
pelo trabalho dos colegas, bem como pelo seu próprio trabalho através de
apreciações em grupo.
ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS
Tarefas
do professor
 Organizar
os conteúdos
     
Organizar
os conteúdos Preparar
as atividades e aulas com antecedência
     
Preparar
as atividades e aulas com antecedência Pesquisar
diferentes materiais para apresentar aos alunos
     
Pesquisar
diferentes materiais para apresentar aos alunos Selecionar
as obras que serão reproduzidas
     
Selecionar
as obras que serão reproduzidas Pedir
aos pais materiais que possuam sobre o assunto
     
Pedir
aos pais materiais que possuam sobre o assunto Direcionar
as atividades e orientar quanto a escrita de textos coletivos
     
Direcionar
as atividades e orientar quanto a escrita de textos coletivos Oferecer
diferentes materiais e papéis para que possam sentir e explorar todo tipo de
recurso
     
Oferecer
diferentes materiais e papéis para que possam sentir e explorar todo tipo de
recurso 
Tarefas
do aluno
 Ouvir
com atenção
     
Ouvir
com atenção Participar
das atividades propostas
     
Participar
das atividades propostas Fazer
a releitura das obras de arte e criar suas próprias obras
     
Fazer
a releitura das obras de arte e criar suas próprias obras Utilizar
os materiais oferecidos corretamente da maneira proposta pelo professor
     
Utilizar
os materiais oferecidos corretamente da maneira proposta pelo professor Ajudar
na reescrita da vida dos pintores
     
Ajudar
na reescrita da vida dos pintores
AVALIAÇÃO
            Através
da participação dos alunos, da percepção quanto a importância dessas obras e da
percepção e respeito desenvolvido ao próximo no desenvolvimento do projeto.
ETAPAS
 Coletar
dados contextualizando os educandos sobre a vida do artista, utilizando
diversas fontes de pesquisa
 Coletar
dados contextualizando os educandos sobre a vida do artista, utilizando
diversas fontes de pesquisa Explicar
o que estes artistas trabalhavam, seguindo uma seqüência e trabalhando um de
cada vez descrevendo qual era a maneira de cada um se expressar, o que gostavam
mais de pintar, suas preferências, etc
    Explicar
o que estes artistas trabalhavam, seguindo uma seqüência e trabalhando um de
cada vez descrevendo qual era a maneira de cada um se expressar, o que gostavam
mais de pintar, suas preferências, etc Apresentação
das obras dos pintores
     
Apresentação
das obras dos pintores Construir
um texto coletivo da biografia de cada pintor
     
Construir
um texto coletivo da biografia de cada pintor Escolher
algumas obras de arte que serão reproduzidas pelas crianças
     
Escolher
algumas obras de arte que serão reproduzidas pelas crianças
Fazer a
releitura das obras em cartolina ou papel cartão. Seguem alguns temas:
 Pablo
Picasso: Mulher adormecida com persianas,
O Sonho, Busto de Homem, Busto de Mulher, Prato (de cerâmica), Mulher que chora
  Pablo
Picasso: Mulher adormecida com persianas,
O Sonho, Busto de Homem, Busto de Mulher, Prato (de cerâmica), Mulher que chora Tarsila
do Amaral: Abaporu, Antropofagia, Cuca,
Sol Poente, O Ovo, Os Operários
     
Tarsila
do Amaral: Abaporu, Antropofagia, Cuca,
Sol Poente, O Ovo, Os Operários Joan
Miró: Azul II, Figuras Invertidas, Jornal
e Arabisco
     
Joan
Miró: Azul II, Figuras Invertidas, Jornal
e Arabisco Alfredo
Volpi: Sem título (década de 50) ‘fundo
azul com 3 portas e bandeirinhas brancas e vermelhas’, Xadrez branco e
vermelho, Bandeirinhas, Sem Título (meados da década de 50) ‘várias casas
enfileiradas’
   Alfredo
Volpi: Sem título (década de 50) ‘fundo
azul com 3 portas e bandeirinhas brancas e vermelhas’, Xadrez branco e
vermelho, Bandeirinhas, Sem Título (meados da década de 50) ‘várias casas
enfileiradas’ Candido
Portinari: Marias, Mestiço, Ronda
Infantil, Futebol
     
Candido
Portinari: Marias, Mestiço, Ronda
Infantil, Futebol Djanira
da Motta: Roda II, Anjo tocando violino, Paisagem
do Sítio
     
Djanira
da Motta: Roda II, Anjo tocando violino, Paisagem
do Sítio Van
Gogh: Noite estrelada, Os Girassóis, Auto
Retrato
     
Van
Gogh: Noite estrelada, Os Girassóis, Auto
Retrato
Através
da releitura das obras, realizar algumas técnicas de pintura:
 A
classe irá escolher uma das obras do artista e dividi-la em vários
quadradinhos, onde cada dupla fará um pedaço da obra, posteriormente montar as
peças. Interagir com o quebra-cabeça da obra de arte
    A
classe irá escolher uma das obras do artista e dividi-la em vários
quadradinhos, onde cada dupla fará um pedaço da obra, posteriormente montar as
peças. Interagir com o quebra-cabeça da obra de arte Reproduzir
com massinha e colar em papel cartão
     
Reproduzir
com massinha e colar em papel cartão Reproduzir
com guache, cola colorida, massinha, recorte e colagem
     
Reproduzir
com guache, cola colorida, massinha, recorte e colagem Dada
metade da obra, desenhar a outra metade.
     
Dada
metade da obra, desenhar a outra metade. Desenhar
com interferências. Exemplo: na obra Abaporu (Tarsila) carimbar a mão da
criança na folha e ela completa o desenho, na obra de Volpi, desenhar uma
bandeirinha e eles completam o quadro, etc.
     
Desenhar
com interferências. Exemplo: na obra Abaporu (Tarsila) carimbar a mão da
criança na folha e ela completa o desenho, na obra de Volpi, desenhar uma
bandeirinha e eles completam o quadro, etc. Recortar
figuras de revistas para confeccionar a obra. Exemplo: nas obras em Futebol
(Portinari).
     
Recortar
figuras de revistas para confeccionar a obra. Exemplo: nas obras em Futebol
(Portinari). Fazer
a releitura da obra de Volpi (casinhas ou casario de Santos) primeiro com
brinquedo “Pequeno Construtor” – figura tridimensional, e a partir dele
reproduzir na folha.
   Fazer
a releitura da obra de Volpi (casinhas ou casario de Santos) primeiro com
brinquedo “Pequeno Construtor” – figura tridimensional, e a partir dele
reproduzir na folha.
MATERIAIS UTILIZADOS
 Papéis:
cartão, cartolina, camurça, espelho, etc
     
Papéis:
cartão, cartolina, camurça, espelho, etc Lápis
preto
     
Lápis
preto Lápis
de cor, giz de cera
     
Lápis
de cor, giz de cera Tintas
diversas: guache, cola colorida, nanquim
     
Tintas
diversas: guache, cola colorida, nanquim Acessórios:
pintura a dedo, com pincel, com broxinha, com rolinho
     
Acessórios:
pintura a dedo, com pincel, com broxinha, com rolinho Jornal,
revista
     
Jornal,
revista Massinha
de modelar
     
Massinha
de modelar Tesoura,
cola
     
Tesoura,
cola
REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS:
 Mestres
das Artes - Pablo Picasso. Editora Moderna
   Mestres
das Artes - Pablo Picasso. Editora Moderna CRIANÇAS
FAMOSAS: Picasso
   CRIANÇAS
FAMOSAS: Picasso Os
grandes artistas modernos – Coleção (Picasso, Miró, Van Gogh)
   Os
grandes artistas modernos – Coleção (Picasso, Miró, Van Gogh) Picasso
(Joseph Palau i Fabre)
    Picasso
(Joseph Palau i Fabre) Brincando
com Arte – Candido Portinari (Angélica Policeno Fabbri). Editora Noovha América
   Brincando
com Arte – Candido Portinari (Angélica Policeno Fabbri). Editora Noovha América Mestres
das Artes no Brasil – Candido Portinari (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora
Moderna
 Mestres
das Artes no Brasil – Candido Portinari (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora
Moderna Brincando
com Arte – Djanira (Jefferson Galdino). Editora Noovha América
   Brincando
com Arte – Djanira (Jefferson Galdino). Editora Noovha América Contando
a arte de Djanira (Gesiel Junior). Editora Noovha América
   Contando
a arte de Djanira (Gesiel Junior). Editora Noovha América Mestres
das Artes no Brasil – Alfredo Volpi (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora
Moderna
   Mestres
das Artes no Brasil – Alfredo Volpi (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora
Moderna Mestres
das Artes no Brasil – Tarsila do Amaral (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora
Moderna
  Mestres
das Artes no Brasil – Tarsila do Amaral (Nereide Schilaro Santa Rosa). Editora
Moderna Impressionistas
- Van Gogh. Editora Globo
    Impressionistas
- Van Gogh. Editora Globo Sites:
    Sites: 
 

 
Excelente projeto parabéns pela iniciativa .Muito bem elaborado e dinamico no seu contexto
ResponderExcluir